Objectivos do CV

 

Página inicial

 

Introdução

 

Curriculum Vitae

 

DefiniçãoObjectivosCaracterísticasUtilização

Tipos de CV

 

Certo e errado no CV

Exemplos de CV's

 

Contactos

 

Existem funções específicas que um CV deve desempenhar, pelo que devem ser tidas em conta na fase da elaboração. Alguns dos objectivos são os seguintes:

  • Interessar o seleccionador em conhecer o candidato. Deve incluir pormenores que aparentemente poderiam ser considerados insignificantes como a liderança ou participação em qualquer actividade extra-profissional, pois são estes que distinguem os CV’s e os candidatos.

 

  • Transmitir uma imagem da pessoa pretendida. Cada emprego necessita de uma pessoa com características específicas, uma motivação, conhecimentos adequados e únicos. O CV deve indicar esses aspectos e adequá-los às exigências de cada empregador, pelo que o indivíduo deve conhecer a filosofia e objectivos da organização a que se candidata.

 

  • Transmitir uma visão rápida da sua evolução e do seu potencial. O empregador ao analisar o documento, deve captar imediatamente as características mais importantes, como por exemplo quem é esta pessoa, o que fez, que formação teve.

 

  • Passar a primeira fase de selecção. Nesta primeira fase, os CV contêm pouca informação. Contudo, numa segunda fase é necessário a elaboração de um CV pormenorizado para permitir a continuação do processo.

 

  • Apoiar a entrevista - passando a primeira fase, geralmente segue-se uma ou várias entrevistas onde o CV é o ponto de partida para a conversa, servindo tanto de base para as questões do entrevistador como para as respostas do candidato - por esta razão a honestidade é indispensável para que não surjam questões embaraçosas que ponham em causa veracidade das afirmações.[i]

 


[i] http://canais.sapo.pt/educacao/MDBA/222.html

Página Inicial Introdução CV Definição Objectivos Características Utilização Tipos de CV Certo e errado no CV Exemplos CVs Contactos

Este sítio foi actualizado pela última vez em 17/10/06